segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ah, Amicíssima... 100 anos sem Machado!!!

Que tragédia! Este homem não podia ter morrido! Um homem tão bom, tão honesto! - diriam os desconhecedores do nosso Machado...

Pois é... recebi um e-mail sobre os cem anos da morte do Machado de Assis. Grande coisa, né? Mas, e juro que não sei por quê, voltei a quebrar a cabeça com a história da Capitu. Será que ela traiu mesmo o Bentinho???

Sinceramente, eu não sei se traiu, mas penso que deveria ter traído. No lugar dela, teria feito, ah, teria feito sim!!! E não só com o tal melhor amigo (que de tão importante nem lembro o nome agora), mas com vários! Cara mais chato o Bentinho! Insosso, cheio de não-me-toques! Homem não pode ser muito intimista. Vai dizer que toda mulher não sonha, láááááá bem no fundo, com um estivador alto, musculoso e suado? (que o Gabriel não leia isso!)...


Na verdade, acho que o próprio Machado era meio recalcado, medroso de ser traído...


O que não me deixa conformar é a quantidade de estudos e intertextualidades com o Dom Casmurro! Até em novela! E a pobre da Capitu tinha logo de ser uma «Madalena arrependida»! Prostituta que voltou para o caminho certo. Quanta hipocrisia!


Ando assim, meio revoltada. Não sei por quê... deve ser a velha TPM...


Aguardo notícias....................................................


P.S. Não vais acreditar! Fui procurar no Google uma foto da Capitu para ilustrar este post... fui lá em «Images» e digitei: Capitu. Adivinha o que apareceu em quase 90% das figuras??? Mulheres de bunda de fora ou cachorras (da raça canina). Coincidências??? A coitada já foi apedrejada, nem Madalena foi tão condenada. Ninguém provou o adultério, mas que ela é puta, ah, isso é!

Um comentário:

  1. E será que as notícias chegam tarde? Vêem(tá certo?) de longe...
    Somente hoje estou a ler a carta que me dedicou.
    Concordo com os excessos em torno de Capitu. Sabe o que Beckett diria?
    "Não busquem signos onde eles não existem"
    E o que diria o Robin?
    "Santos estudos dirigidosintertextoslinguísticos, Batman!"
    Estou querendo voltar.
    Bjs

    ResponderExcluir