sábado, 28 de novembro de 2009

Os mitos do fim do mundo

Reproduzo aqui um texto que achei muito interessante.

O original está no site do Somos Todos Um





:: Graziella Marraccini ::



De vez em quando surgem boatos sobre o fim do mundo! Essas notícias aparecem a cada final de século (lembrem-se do ano 2000!) e agora estão circulando novamente por causa das profecias anunciadas no Calendário Maia. Com a facilidade de comunicação proporcionada pela Internet, as notícias se espalham como praga e a divulgação de mais um filme-catástrofe que anuncia 2012 como o Fim do Mundo, coloca lenha na fogueira, espalhando ainda mais o medo de que em 21 de dezembro de 2012 o mundo irá acabar numa série de super-catástrofes sucessivas! Recebo todos os dias e-mails de internautas que me pedem explicações e esclarecimentos.

Não tenho ainda muitos elementos sobre o assunto, pois 2012 me parece ainda longe de minha realidade. Além disso, eu sou o tipo de pessoa que caminha pela Senda Pessoal, observando o hoje, o aqui e agora, para não deixar que as coisas boas que eu posso aproveitar neste momento sejam estragadas definitivamente por pensamentos negativos gerados pela visão de um horizonte negro que ainda não chegou! Não quero dizer, com isso, que não esteja atenta aos acontecimentos futuros, já que a astrologia é também uma arte de previsões e esse é meu oficio. E é por isso mesmo que não vejo nada de particularmente catastrófico no céu do ano de 2012!

Vamos analisar os fatos: primeiramente, o calendário Maia NÃO termina realmente em 2012! Essa civilização considerava este ano como um ponto importante e determinante que indicaria o fim de um ciclo e o início de outro, na evolução da humanidade. Os Maias registraram o tempo de forma precisa, como poucas culturas fizeram naquela época. Durante o apogeu do império Maia foi criado um calendário, chamado de Grande Contagem. Este calendário iniciava sua contagem do tempo em 11 de agosto do ano 3.114 antes de Cristo. Esta data foi considerada o 'Ano Zero' desta era. Este calendário circular que parece um disco de pedra é encontrado nas casas esotéricas, pelo menos em suas inúmeras reproduções. Bem, segundo este calendário, no momento em que acontece o Solstício de Inverno do ano 2012, terminaria a primeira grande contagem, ou seja, terminaria um ciclo de civilização e reiniciaria o ano zero de uma nova era.

O filme 2012 é mais uma façanha holywoodiana para assustar os incautos e ingênuos que se deixam influenciar facilmente, por causa de sua ignorância! No filme em questão, o 'deslocamento dos pólos' seria causa das grandes catástrofes que acabariam por deslocar as placas tectônicas dos continentes com conseqüências desastrosas. O derretimento das calotas polares está realmente acontecendo e este é um fato facilmente comprovado que requer medidas urgentes por parte dos governantes do planeta. O buraco de ozônio faz subir a temperatura que derrete o gelo polar e se o mar subir como está previsto, muitas cidades litorâneas e ilhas rasas irão realmente desaparecer. Esse fenômeno se acentuou consideravelmente por causa da poluição causada pela industrialização dos países 'civilizados'. É verdade também que alguns cientistas afirmam que está ocorrendo um 'rearranjo' das placas tectônicas, e que esse fenômeno causa terremotos e tsunamis, mas isto já não aconteceu inúmeras vezes ao longo da história da humanidade? Por que desta vez isto seria muito pior? Acontecerá, então, o Big One, o grande terremoto que irá destruir a costa oeste dos Estados Unidos? Acontecerão outros tsunamis ainda mais destruidores? Não há como prever com exatidão.

Além disso, é previsto um estranho alinhamento planetário ou 'alinhamento galáctico' que acontecerá pela primeira vez em 26.000 anos. O trajeto do Sol, naquele momento indicado pelo calendário, cruzará um ponto que, visto da Terra, parece ser o ponto central de nossa galáxia, localizado na Via Láctea, entre o signo de Sagitário e o Signo de Escorpião.

Nenhum astrônomo prevê este alinhamento galáctico especial já que este 'ingresso do Sol em Escorpião' acontece todos os anos, e não tem nenhum interesse para a astronomia. Somente a astrologia se interessa por esses fenômenos. Somente a astrologia faz uma analogia entre um eclipse solar ou lunar e uma eventual catástrofe!

Para os astrônomos, essas analogias não existem e são consideradas superstições dos povos antigos. Lembrem que o próprio Natal, que festeja o nascimento de Jesus, é uma festa ligada às antigas festas pagãs do Ingresso do Sol em Capricórnio. Existem alguns artigos a este respeito já publicados no nosso site em anos passados.

Os próprios Reis Magos, segundo a astrologia, eram astrólogos que buscaram o nascimento de um Rei por causa de um alinhamento planetário entre Júpiter e Saturno! Se eles fossem astrônomos, não iriam encontrar Jesus!

De qualquer maneira, os estudiosos que se debruçam sobre os relatos deixados pelos Maias, deixam claro que não havia nestes escritos nenhuma previsão de que a humanidade se aproximaria de um 'fim de ciclo' neste período de 2012, e é isso que importa neste momento.

Se, astrologicamente, as eras precessionais se sobrepõem umas as outras, e a Era de Peixes está acabando para dar lugar a Era de Aquário, fato interpretado pelos astrólogos como sendo um período de 'fim de ciclo', então, as profecias Maias não seriam diferentes, não acham?

Em 2012, Urano estará iniciando um ciclo de 8 anos no signo de Áries e Netuno estará iniciando um ciclo de 12 anos no signo de Peixes. O Sol estará em conjunção com Plutão nos primeiros graus de Capricórnio. Esses planetas que são considerados pela astrologia 'planetas coletivos', indicam que estaremos enfrentando grandes modificações em todo o planeta: indicados pela natureza de cada planeta e de sua posição no 'pano de fundo' representado pelo signo zodiacal onde eles se encontram.

Do mesmo modo que estamos observando todos os dias uma maior intensidade dos fenômenos metereológicos, o aumento das inundações, (que podem ser atribuídos à conjunção entre Júpiter e Netuno), os tsunamis, os terremotos (oposição Urano/Saturno). O aumento da violência e a ausência de respeito às leis e a desordem social, são simplesmente conseqüências dos atos insensatos praticados por uma sociedade doente e pela irresponsabilidade dos governantes da maioria dos países de nosso planeta. A irresponsabilidade dos seres humanos é a causa de nossas desgraças! O mundo, desde que é mundo, sempre esteve em guerra! Sempre ocorreram catástrofes, pois a Terra, Gaia, esta nave-mãe que nos suporta, como um ser vivo e dinâmico, está dando demonstrações de cansaço e de intolerância! Do mesmo modo que nosso corpo acusa com dores e doenças os excessos de uma vida desregrada, a Terra também está dando seus recados: cabe a nós ouvi-los. E nem dá para 'praticar EFT*' na Terra....

Após essas considerações, repito que eu não creio no Fim do Mundo em 21-12-2012! Provavelmente, ainda estaremos festejando o Santo Natal no ocidente, num mundo melhor, se conseguirmos iniciar a caminhada de realinhamento energético necessário para salvar nosso planeta da destruição. Pior do que uma destruição rápida seria, então, uma deteriorização lenta, agonizante do planeta, não é mesmo?

A meu ver, em 2012, ainda teremos um céu azul sobre nossas cabeças para nos fazer sonhar, um mar azul profundo para mergulhar nosso corpo e nos refrescar, um campo verde para nos dar alimento e refrigério. Tudo depende de nós. Não podemos, portanto, deixar de fazer nossa parte, todos os dias, procurando desenvolver em nós mesmos a RESPONSABILIDADE SOCIAL.

Um povo que depreda os bens públicos, que maltrata suas crianças, que polui seus rios e mares, que exaure suas reservas, que não respeita os mais velhos e que não mantém suas tradições, não tem responsabilidade social!

Vamos acordar e nos dar as mãos: faça sua parte! Amar o planeta é amar a humanidade. Lembre-se das palavras de Jesus: "Ame ao próximo como a ti mesmo", esta é a mensagem da Era de Peixes, neste fim de ciclo.

Um comentário:

  1. Olá, Aline!
    Conterrânea de língua!
    A-D-O-R-E-I o seu blog e já estou te seguindo!
    Tentei preencher a enquete, mas não consegui devido algum problema...
    Um grande abraço e tudo de bom,
    Adriana.

    ResponderExcluir