segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Gaza


Quem começa a ler este post deve achar que a imagem que escolhi não tem nada a ver com o título. Provavelmente, esperava encontrar mais uma imagem de mais uma criança chacinada, enrolada em panos brancos e chorada pelos seus pais.

Acontece que não posso mais ver estas imagens. Não consigo, não tenho coragem. Hoje escrevi à uma amiga e disse-lhe que talvez a maternidade me tenha deixado extremamente sensível. Talvez seja isso. Não sei. Só sei que já não consigo ver imagens de crianças mortas. Confesso: penso no meu filho, poderia ser ele. Sabe-se lá até onde vai a loucura da humanidade... quem garante que uma guerra ignorante como aquela de Gaza não vai acontecer por aqui???

Então, entrei no Google e digitei: "sangue". Apareceu logo esta imagem e achei que era perfeita paa ilustrar estes acontecimentos horrorosos.

Disse àquela amiga que também já não escrevo mais sobre Gaza. Tudo já foi dito e as palavras não têm ajudado muito. Quem escreve ainda tem alguma inteligência. Quem guerreia já está emburrecido pelas armas de guerra, não sabe mais ler.

Mas alguma coisa tenho que dizer.

Então digo, aliás, grito:

ALGUÉM FAÇA ALGUMA COISA!!!

Já de nada adianta escrevermos indignações, tentar explicar a origem do conflito, debater na televisão quem tem razão. A guerra nunca tem razão. O assassínio nunca tem razão. A barbárie nunca tem razão.

Mas façam alguma coisa não só por Gaza. Façam também pelos meus vizinhos aqui na África, pelos zimbabueanos, que estão morrendo de cólera e fome. Façam também pelos congoleses (ou seja lá o nome da nacionalidade que têm agora), que estão morrendo por nada. Façam também por todos os povos e todas as pessoas do mundo que sofrem com guerras estúpidas!

Façam também pelos animais que, apesar de não serem humanos, também sofrem pela crueldade e ignorância do homem.

Façam alguma coisa, qualquer coisa, para salvar o pouco de humanidade que ainda nos resta!

E chega. Já não escrevo mais nada. Agora só rezo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário