sábado, 22 de julho de 2006

NOTÍCIAS DE ÁFRICA - Para pensar no Brasil...

Leiam e tirem suas conclusões... Mas, para ajudar a refletir...

1. Será que o tal presidente está abusando do seu poder ou está realmente defendendo o seu povo? (Aqui, não esqueçam de que Mugabe é um DITADOR, que prefere ver seu povo passando fome a deixar de exportar tudo o que o Zimbabwe produz...);

2. Por que, como acontece no Brasil, os governantes - que são responsáveis pelo ensino público - mantêm seus filhos em escolas particulares? Estarão eles reconhecedo que realmente a qualidade do seu trabalho - porque é de organizar o ensino público - é mesmo ruim???

NOTÍCIA RETIRADA DO DIÁRIO DE MOÇAMBIQUE, Sábado, 22 de Julho de 2006 - última página:

MUGABE NAO QUER PAGAR PROPINAS DO SEU FILHO

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, recusa-se a pagar as propinas do seu filho Chatunga Mugabe, de nove anos.A Escola Primária Hartman, um estabelecimento de ensino privado, localizado em Harare, exige o pagamento de 109 milhões de dólares zimbabweanos (cerca de mil dólares americanos) por semestre.
Mugabe diz que as propinas são «ultrajadamente caras».Contudo, a escola insiste que a hiper-inflação, associada a constante subida do custo de vida, torna incontornável a subida do valor das propinas.
O ministro zimbabweano da educação, Aeneas Chigwedere, é reportado como tendo solicitado aquele estabelecimento de ensino para reduzir para metade o valor das propinas, alegadamente sob as ordens do Presidente Mugabe.
A escola diz que este montante está dentro dos parâmetros exigidos noutras instituições similares.Uma carta atribuída a Chingwedere, e que o jornal sul-africano «Die Burger» afirma estar na posse de uma cópia, o ministro diz que as propinas deveriam ser reduzidas para 53 milhões de dólares zimbabweanos.
Explicando a exigência da redução das propinas, Chingwedere é citado como tendo dito que as propinas da Escola Hartman não estavam de acordo com os índices dos preços do cosumidor, facto que é refutado pela direcção do estabelecimento.
De acordo com fontes bem informadas, os pais cujos filhos frequentam a Escola Hartman acabaram cedendo às exigências para o pagamento daquele valor por falta de uma outra opção.Durante os últimos meses, a maioria das escolas zimbabweanas viam-se forçadas a aumentar drasticamente o valor das propinas, que em alguns casos atingiram cerca de 400 por cento devido à inflação crescente, que de acordo com os dados oficiais do Gabinete Central de Estatísticas está acima dos 1.100 por cento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário