sábado, 22 de julho de 2006

Sobre o casamento...

Estava assistindo a um filme sobre uma plebeia que se casava com o príncipe da Dinamarca. O sonho encantado de toda menina, a realização de todos os contos de fadas que escutamos quando pequenas.
Subitamente, veio, então, na minha cabeça, o trecho de uma música que dizia «quem sabe o príncipe virou um sapo…».
Bom, às vezes acho que o casamento é exactamente isso. Durante o namoro, pensamos ter encontrado nosso príncipe encantado, até sonhamos com ele montado em seu cavalo branco, vindo-nos salvar da torre. Quando casamos, damo-nos conta de que ele simplesmente nos troca de torre, da torre que pensamos estar para a torre do casamento.
Para uma mulher o mundo em que vivemos é muito confuso. Temos dentro de nós aquele romantismo inato – e não adianta dizer que algumas não o têm –, mas crescemos ouvindo que temos de ser independentes, não depender dos homens, ouvindo os conselhos de nossas mães que dizem que todos os homens são iguais e não são confiáveis…
Fica muito confuso quando queremos romance, uma vida cor-de-rosa, sonhamos com um casamento perfeito, cheio de sorrisos, abraços, beijos e a realidade nos faz despencar das nuvens.
De repente, estamos perdidas, sem saber como agir. Será que devemos deixar de lado todo o romantismo da adolescência e viver uma vida comum? Será que de Cinderela temos de passar a Joana D´Arc assim, sem anestesia?
Isso não quer dizer que o casamento seja mau. Estar casada é maravilhoso. Dividir a vida com alguém é o melhor que podemos fazer. Afinal que graça teria sermos independentes, bem sucedidas, sem ter ninguém para dividir nossas alegrias?
A verdade é que somos iludidas com as histórias de Brancas de Neve e Cinderelas. Seria mais apropriado que as meninas do século XXI ouvissem histórias antes de dormir sobre a Erin Brokovich, por exemplo, sobre mulheres que amaram mas não deixaram de viver porque amaram. Construíram uma vida, não esperaram que um príncipe chegasse e as levasse para um castelo onde sua vida seria perfeita. Não existe vida perfeita, não existem príncipes.
Existe, simplesmente, casamento, amor, compreensão, amizade.
E isso é bem melhor do que um castelo cor-de-rosa cercado de muros altos. Um marido é bem melhor do que um príncipe.
E ponto final.

2 comentários:

  1. Menina, estás a arrasar!
    Olha, disparou e é isso. Amadorei!
    Bzins
    E.

    ResponderExcluir
  2. Sobre "Anjos"

    Ontem te fiz chorar com minhas estórias......
    Hoje, choro eu, com tuas palavras lindas.
    Queria dizer-te algo especial.
    Me conheces...
    Sem palavras.......
    OP. (com os pés na areia)
    Os verdadeiros amigos, nos conhecem nas entrelinhas....

    ResponderExcluir