domingo, 3 de dezembro de 2006

Niketche - Paulina Chiziane



Esta semana fui apresentada a uma mulher especial, a Rami. Moçambicana bonita, forte, de alma guerreira, mas que se julga feia, fraca e sem encantos.

Encontrei-a com o rosto manchado de lágrimas, a lamentar um amor perdido, a maldizer sua condição de mulher fraca, estéril de atributos para manter sua cama aquecida e sua honra feminina intacta.

Encontrando-se no fundo do poço do desespero, Rami encontra forças para cumprir o que julga ser sua obrigação, trazer seu marido de volta e salvar seu casamento. Assim, envolve-se em lutas corporais com suas rivais, procura ajuda de curandeiros e igrejas, cursos que ensinam o que é o amor. E, aos poucos, vai se descobrindo mulher.

Não conheço ainda o desenlace da história de minha amiga Rami, porque ela é de papel, protagonista do livro Niketche, escrito por outra mulher fantástica, essa de carne e osso, Paulina Chiziane.

Mas ser «de papel» não faz de Rami menos mulher. Ela é o espelho de muitas de nós, esposas conformadas por fora e desesperadas por dentro, que ainda não se descobriram mulheres. Aliás, o espelho de Rami é seu melhor companheiro, seu melhor amigo, que reflecte sua verdadeira imagem, da mulher bonita, forte e guerreira. Fala com ela e lhe diz verdades doídas, que calam na sua alma e vão trazendo de volta a força que vem da terra, da natureza, aquela força que está em todas nós mulheres, descendentes das míticas amazonas, filhas da Deusa e senhoras do mundo.

Nestes tempos, em que as livrarias estão abarrotadas de livros de auto-ajuda, a boa literatura continua a ser a verdadeira conselheira, a verdadeira amiga. E este novo livro da Paulina é leitura imprescindível a mulheres e homens. Às mulheres, por nos ajudar a lembrar de que barro somos feitas e aos homens para dissipar esta névoa em que os séculos patriarcais nos envolveram.

2 comentários:

  1. Aline, continue essa bela amizade...você verá que Rami irá lhe surpreender.
    Tenho uma entrevista linda de Paulina Chiziane, se você quiser depois eu te mando.
    Beijo
    Martha

    ResponderExcluir
  2. Aline, como posso ter o livro? Quero ser amiga de Rami, talvez possamos nos ajudar.
    Outra coisa: Que comentários! Segura, objetiva, envolvida.
    Tem uns persongens que entram em nossas vidas e, "desse modo, daqule modo" instalam-se.Já estive com um , o Sr.Biswas(Uma casa para o Sr.Biswas - V.S. Naipaul)maravilhoso.
    Agaurdo. Bjs. Elda

    ResponderExcluir