quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Extra! Finalmente começam a chegar boas notícias...

Publicado no Diário de Moçambique de hoje, p. 7:

Exército israelita deixa totalmente a Faixa de Gaza

O Exército israelita finalizou na manhã de ontem a sua retirada de Gaza e abandonou todas as suas posições na Faixa, confirmou um porta-voz militar.

“O último soldado israelita saiu de Gaza esta manhã cedo”, disse o porta-voz, que destacou que as forças “foram redistribuídas e estão fora da Faixa” preparadas para qualquer eventualidade.

As tropas israelitas entraram em Gaza a 3 de janeiro, após uma semana de bombardeamentos aéreos e marítimos sobre a Faixa, com o objectivo de reduzir a capacidade das milícias do Hamas de disparar foguetes contra o sul de Israel.

No domingo passado, Israel iniciou um cessar-fogo unilateral, que em princípio foi rejeitado pelo Hamas e as demais facções palestinianas em Gaza.

Mais tarde, essas milícias anunciaram também o seu próprio cessar-fogo e deram uma semana de prazo às tropas israelitas para que deixassem o seu território.

A operação israelita provocou a morte de mais de 1.400 palestinianos (410 de crianças e adolescentes de até 16 anos) e feriu cerca de 5.500, no que foi a ofensiva mais sangrenta na região desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

As três semanas de conflito na Faixa de Gaza deixaram 80 mil pessoas desabrigadas e a reconstrução da região atracada levará anos para ser concluída, segundo dados divulgados ontem, em Genebra, pelas Nações Unidas e o Comité Internacional da Cruz Vermelha. A ONU anunciou que começou a enviar à região psicólogos para ajudar crianças e famílias a superar os traumas do conflito.

“Gaza hoje é uma área que parece ter sofrido um enorme terramoto. Milhares de pessoas não têm para onde ir”, afirmou Guido Sabatinelli, responsável de Saúde da ONU nos territórios ocupados palestinianos. “A crise humana não vai terminar com o cessar-fogo. Precisamos ter corredores humanitários abertos e de liberdade para que bens possam entrar em Gaza”, afirmou.

Excelente notícia, não acham???

Pois eu penso que é somente o início das boas notícias. A simples retirada do exército israelita não basta.

Quero ler nos jornais, em letras garrafais, manchetes coloridas que me dizem: PAZ NO ORIENTE MÉDIO ou, melhor ainda... PAZ PERMANENTE NO MUNDO!!!

Enfim, nossa voz serviu de alguma coisa. Os milhares de e-mails enviados, textos escritos, petições assinadas devem ter ajudado nesta decisão.

Que este assunto não seja esquecido! Ainda há muito por fazer, muito por lutar, muito o que escrever.

No mesmo jornal da notícia acima, nas páginas centrais, há uma matéria sobre a destruição que assolou Gaza. E uma manchetezinha muito tímida dizendo "É inegável que Israel usou bombas de fósforo".

Os responsáveis pelos absurdos que aconteceram em Gaza têm de ser punidos, para que estas barbaridades nunca mais aconteçam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário