Hoje lembrei de um poema do Brecht, «Perguntas de um trabalhador que lê». Lembrei porque também tenho muitas perguntas que andam sem resposta...
Pensei em parodiá-lo, seria o poema «Perguntas de uma dona-de-casa que lê», mas quando li «Quem construiu a Tebas, a das sete portas...» desisti na hora. Não consegui achar nada que fosse construído por uma dona-de-casa letrada, pelo menos nada material, a não ser bolos, assados, biscoitos... mas isso depois desaparece, permanece somente na lembrança de quem comeu - isso se estiver muito bom ou muito ruim, porque, se estiver «normal», ninguém lembra mesmo! Eu mesma não lembro o que jantei ontem!
Mesmo assim, resolvi perguntar...
Por que quando finalmente consigo engatar um raciocínio, meu marido chega do trabalho?
Por que demorei tanto tempo procurando a diferença entre Teoria da Literatura e Ciência da Literatura e no final descobri que são basicamente a mesma coisa?
Por que, quando resolvo fazer «aquela» receita diferente, nunca tenho os ingredientes?
Por que o sexo era bem melhor quando meu marido era meu namorado?
Por que a empregada simplesmente faz questão de fazer de conta que não entende o que eu digo?
Por que nos raros dias que estou inspirada, perfumada e empolgada, meu marido chega cansado e estressado do trabalho? E vice-versa?
Por que o Barthes escreveu tantos livros se na maioria deles repetiu o que os estruturalistas russos disseram? E por que eu tive que ler Barthes para descobrir isso?
Por que fiquei curiosa em descobrir mais sobre o tal lusotropicalismo? E por que agora vou me obrigar a reler Casa Grande e Senzala para entender essa maluquice?
Por que a tarde passou tão depressa, ja são 7:00, ainda tenho que tomar banho e preparar o jantar e, na verdade, queria ficar aqui viajando e buscando mais porquês???
Agora um porque junto: porque c'est la vie...
Ah, só mais uma: Por que resolvi que iria aprender francês sozinha e agora passo manhãs inteiras fazendo biquinho para o espanto e gozação dos empregados???
Fui, então, porque já acabou meu tempo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário